MENSAGEM:  NASCER DE NOVO

Pr. Pedro Soares Neto

Texto:  João 3: 1-3

 

I - INTRODUÇÃO

    O que significa nascer de novo?

   

Nicodemos pensou que  teria que entrar novamente no ventre de sua mãe para poder nascer de novo.

    Deus tem um Reino e a única maneira de entrarmos nele é através do novo nascimento. A porta de entrada é: nascimento. Por isso, o mundo não pode "ver" o Reino de Deus, pois o Reino de Deus está numa nova dimensão que Jesus chama de "Regiões Celestiais". (Efésios 2:6). Ninguém pode "aderir" ao Reino de Deus, como se adere a um clube, onde pagamos uma mensalidade e ficamos sócios. Somente através de nascimento é que nele entramos.

II - O que é então o Novo Nascimento?

    O Senhor mostrou-me algo tremendo em Sua Palavra. Em João 3:3, Jesus disse que se alguém não nascer de novo não pode VER o Reino de Deus. O homem natural (que não é nascido de novo) não consegue ver o mundo sobrenatural. Somente o homem  espiritual (o que nasceu de novo) consegue enxergar as coisas espirituais.

    As regiões celestiais são uma dimensão onde só entra pessoas espirituais. O homem natural está morto espiritualmente. E, se ele está morto espiritualmente, não consegue VER as coisas espirituais.

    Em João 5: 24, 25, Jesus disse que viria um momento em que os "mortos" ouviriam a voz do filho de Deus e os que a ouvirem viverão".

    Assim, podemos ver que todas as pessoas que ainda não ouviram a "voz do Filho do Homem" estão mortas em seus pecados. Efésios 2: 1. A voz do Filho do Homem é Sua Palavra no Espírito. Essa Palavra viva tem o poder de ressuscitar mortos. (João 6:63).

    Desta forma, podemos ver que quando um morto espiritual ouve a voz do Filho de Deus ele é ressuscitado e passa a ter vida espiritual, o que lhe permite "enxergar" as coisas espirituais. Como o Reino de Deus é espiritual, agora ele pode vê-lo. Muitas pessoas enganam-se ao acharem que por levantar a mão "aceitando" Jesus, nasceram de novo. Mas a ressurreição acontece quando o morto ouve a Voz do Filho do Homem, segundo o que Jesus disse.

    Nesse momento, a pessoa pode VER o Reino de Deus e enxergar os sinais e maravilhas que o Senhor opera no meio dos que crêem.

III - Entrar no Reino de Deus

    Jesus esclarece que não basta apenas "VER" o Reino de Deus. É necessário "ENTRAR" nele. A entrada se dá através do nascimento da água e do Espírito. (João 3: 5). A água representa a Palavra e o Espírito é o que vivifica a Palavra. Assim, a porta de entrada para o Reino de Deus é a Palavra Viva (João 6:63).

    Sermão apenas não tem poder de fazer ninguém nascer de novo, nem palavras vazias, destituídas de poder. Mas aquela que é pregada na unção do Espírito de Deus, vivivificada pelo Senhor, essa é capaz de gerar filhos de Deus.

    III.1 - Como acontece o novo nascimento?

               O novo nascimento acontece da mesma forma como o nascimento natural. No nascimento natural acontecem três sinais para a criança nascer. O primeiro sinal é ÁGUA, quando a bolsa rebenta; o segundo sinal é o SANGUE; e o terceiro sinal é a CRIANÇA que vem ao mundo.

                Da mesma forma, no nascimento espiritual (ou novo nascimento), acontece esses três sinais: o primeiro sinal é a ÁGUA: o discípulo é batizado nas águas (é a justificação); o segundo sinal é o sangue (ele é santificado pelo Sangue de Jesus); e o terceiro sinal é a VIDA, quando ele é batizado no Espírito Santo (recebe a vida de Deus).

                Podemos observar que a própria terra passa por esses três sinais: ela passou pelo sinal da água no dilúvio, quando foi batizada nas águas (imersa no dilúvio); ela recebeu o sinal do sangue de Jesus, quando ele esteve na cruz e seu sangue caiu na terra; e ela será queimada com fogo (representando o batismo de fogo do Espírito). (II Pedro 3: 7).

               A Obra do Senhor foi tão completa que ele levou uma coroa de espinhos não apenas por acaso, nem pela simples ironia dos soldados, mas por vontade do Senhor, para que Jesus tirasse a maldição da terra. Espinhos são sinal de maldição. A terra foi amaldiçoada por causa do pecado de Adão, por isso passou a produzir espinhos e abrolhos. Mas Jesus tirou essa maldição da terra ao levar a coroa de espinhos. Genesis 3: 17, 18.

IV - O que produz o novo nascimento? Qual seu fruto?

        O fruto do novo nascimento é manifestado quando o cristão começa a "VER" Deus operar maravilhas, expulsar demônios, curar enfermos, produzir paz no coração do homem. E o fruto começa a dar com abundância quando o cristão entra no Reino de Deus e começa a fazer as mesmas obras que o Senhor fez (João 14: 12).

        Mas o maior resultado do cristão estar dentro do Reino de Deus é sua vida completamente mudada, transformada pelo poder de Deus. E essa mudança acontece mais acentuadamente dentro de sua casa. Quem não consegue ser cristão dentro de seu lar dificilmente conseguria sê-lo fora dele. Muitos desejam ser missionários em outros países porque não conseguem ser cristãos no meio de sua própria família. Isso prova que a pessoa ainda não nasceu de novo.

V - Necessidade de pessoas regeneradas por Deus

        O mundo hoje está necessitando desesperadamente de pessoas regeneradas por Deus. Quantos têm sido verdadeiros tropeços para os incrédulos, por dar maus testemunhos. O cristão regenerado consegue viver a vida de Jesus aqui na terra (Galátas 2: 20). É claro que isso não acontece da noite para o dia, mas à medida que nos aproximamos da luz ela vai nos limpando de toda imundície da carne até uma completa libertação.

        Um cristão renascido é luz na terra e um exemplo para que o mundo veja a obra que Deus pode fazer na vida de quem nele puder crer.

Pr. Pedro S. Neto

pastorpedro@terra.com.br