NAMORO DIANTE DAS LEIS DE DEUS

Pr. Pedro S Neto

Igreja Evangélica Gileade - IEGI

I - INTRODUÇÃO

            Nos dias atuais, estamos vivendo um tempo muito perigoso e de um completo abandono da presença do Senhor. As pessoas não sabem mais andar pelo Espírito de Deus e nem busca a Sua Vontade para suas vidas.  O contexto mundial é de um completo abandono das coisas de Deus e o endeusamento do homem. Neste cenário tenebrio o jovem está confuso quanto aos valores de Deus e de uma vida voltada para a moral e decência. E, ao focalizarmos o namoro, percebemos que os jovens estão se autodestruindo na prática de promiscuidades e prostituições, atos estes, condenados amplamente pela Palavra de Deus. O resultado tem sido a morte.

II - O NAMORO MUNDANO

            A Bíblia nos afirma que o mundo é inimigo de Deus (tiago 4:4). A palavra “inimigo” quer dizer: “adversário, desafeto, nocivo, contrário”. O mundo está sempre do lado oposto ao de Deus. Adversário é alguém que está em total desacordo conosco, que luta contra nossos princípios e pensamentos porque ele se encontra do lado oposto ao nosso. O próprio Senhor disse: “Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas como não sois do mundo, o mundo vos odeia”. (João 15: 19).

            Entendendo assim, percebemos que o jovem cristão pensa de forma diferente do jovem do mundo. Ambos estão sob influências de espíritos diferentes. Os do mundo estão sob a influência de demônios desobedientes (Efésios 2: 2) e a ira de Deus está sobre eles (Hebreus 2: 2).

            O mundo hoje diz para o jovem que casamento “já era”. E ainda: “Hoje estamos num mundo livre e as pessoas devem se conhecer antes de se casarem”. E mais: “virgindade já era”. Esses são os pensamentos que estão infestando a mente dos jovens do mundo. Mas o jovem cristão tem como base de vida a Palavra de Deus. Então, ele busca na Palavra o tipo de pensamento que deve existir em sua mente. A Palavra lhe diz: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que honesto, tudo o que justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.  (Filipenses 4: 8). Na Palavra ele encontra: “mas nós temos a mente de Cristo”. (I Coríntios 2: 16). Então, ele percebe que seu estilo de vida deve ser diferente daquele no qual vivem os incrédulos. O jovem cristão sabe que se o mundo é adversário de Deus. Então, sua forma de pensar pé contrária aos princípios de Deus. Ele sabe que “Se alguém é amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. (Tiago 4: 4).

            O jovem cristão busca na Palavra e descobre que “a inclinação da carne é inimizade contra Deus” (Romanos 8: 6-8). Então, ele busca a inclinação do Espírito para ter vida.

III - O SEXO ANTES DO CASAMENTO

            É certo ter contato antes do casamento?

            A Bíblia declara: “Se não podem conter-se que se casem. Porque é melhor casar do que abrasar-se”. (I Coríntios 7: 9). Está claro que abrasar é não conseguir refrear seus impulsos. Nesse caso, é melhor que a pessoa se case para não praticar o sexo fora do casamento, que seria uma prostituição (sexo fora do casamento).  Prostituir significa desmoralizar-se, expor-se à venda, entregar-se à devassidão, degradar, desonrar (desvirginar, no caso da mulher). O Senhor disse: “O corpo não é para a prostituição”. (I Coríntios 6: 13). O nosso corpo é para o Senhor, para morada de Seu Espírito. (I Coríntios 6: 15, 18, 19). O que se prostitui,peca contra seu próprio corpo.

            O mundo pratica o beijo de língua. Esse beijo é altamente sexual. Provoca os desejos e leva a pessoa a sentir o prazer do sexo. Portanto, sua prática é também um ato de prostituição, pois conduz à lascívia (luxúria) que é completamente condenada na Palavra. (Colossenses 3: 5), Ezequiel 16: 15, II Coríntios 12: 21). A Palavra diz que devemos saber possuir nosso corpo (vaso) em santificação e honra diante de Deus (I Tessalonissenses 4: 4-7). Lascívia é igual a luxúria que é o mesmo que libido. Libido significa prazer sexual, ou “ato que o sugere”; é o que procura constantemente e sem pudor satisfações sexuais. O beijo com língua sugere o sexo e induz ao libido. Esse é o retrato do mundo atual. O mundo está abrasado em desejos sexuais e, por isso, os casamentos estão se desmoronando. O homem está sendo orientado a viver somente para o prazer. E isso está gerando conflitos e decepções entre os casais.

            Por outro lado, o Senhor dá uma dica muito valiosa em II Coríntios 11: 2. A mulher é um tipo da igreja e, como tal, deverá ser apresentada ao seu marido (Cristo) como uma virgem pura.

            Precisamos fazer nossa escolha diante dessas coisas. Ou vivemos conforme o mundo nos sugere e nos afastamos mais do Senhor ou abraçamos Sua Palavra de Vida e andemos como Ele andou (I João 2: 6).

 IV - CONCLUSÃO

             Temos dois padrões de vida pela frente e é necessário que façamos nossa escolha. O padrão do mundo e a libertinagem, prostituição, vida desregrada e libidinosa. É rebeldia contra os céus (Efésios 2: 2-3). Os rebeldes não herdarão o Reino de Deus (Efésios 5: 5). O que os incrédulos praticam em oculto até dizê-lo é torpe. (Efésios 5: 11-13).

            O padrão de Deus é luz e vida. Andar com o Senhor traz alegria e paz. Ele expulsa toda treva e nos dá vida com abundância (João 10: 10).

            Diante disso, qual será nossa escolha?

 Pastor Pedro

pedro@uai.com.br

pedrosn@hotmail.com