MENSAGEM: OS QUATROS PRIMEIROS CAPÍTULOS DE HEBREUS

Pr. Pedro S. Neto

I - INTRODUÇÃO

II - CAPÍTULO 1

A Palavra de Deus nos revela claramente que Deus, antes da vinda de Jesus, só tratava com os judeus. Quando Jesus veio, Ele cegou os olhos dos judeus para que ele pudesse tratar com os gentios (todos as pessoas que não são judeus). Mas a Bíblia nos revela também que haverá um momento em que Deus deixará de tratar com os gentios para voltar a tratar com os judeus. Lucas 21: 24 ( O tempo dos gentios vai se completar quando o último gentio for salvo).

Assim, em Hebreus 1: 1,2, a Palavra nos diz que Deus falava antigamente (antes da vinda de Jesus) ao povo através dos profetas, como Isaías, Jeremias, Ezequiel, etc, e hoje está falando através de Jesus. E Jesus é a Verdade (João 14:6), e a Verdade é a Palavra de Deus (João 17: 17) e a Palavra é Deus (João 1: 1). A Palavra é Espírito e Vida (João 6:63). Assim, podemos chegar à compreensão de que Deus nos fala hoje por meio de Sua Palavra Viva, a Palavra Rhema. Foi essa Palavra Viva que provocou a mudança na vida de Jó. Ele conhecia a Deus apenas através de pregações, mas após a experiência pela qual passou, conheceu a Deus por revelação, pelo próprio contato com Verbo de Deus. Nessa experiência o Senhor falou pessoalmente com ele. (Jó 42: 5). Isso é uma verdade. Quando o homem se alimenta apenas de sermões vazios, fabricados numa escrivaninha, apoiado em livros vazios de conhecimento pessoal de Deus, ele não conhece a Deus. Mas quando ele ouve uma palavra inspirada por Deus, essa remói todo seu interior e o chama a um verdadeiro arrependimento. Atos 2: 37.

No vers. 3, Paulo mostra que Jesus é a expressão da glória de Deus. Ele sustenta tudo pelo poder de Sua Palavra.

Nos vers. 4-14, Jesus é revelado como superior aos anjos e como autor da criação. (vers. 10). Ele é superior a toda criação. Jesus é maior que o próprio céu. Que Deus tremendo nós temos!!! Por que é tão difícil, às vezes, orar e crer que Ele tem todo o poder dos céus e da terra em Suas Potentes mãos? Mat. 28: 18. Muitas vezes ficamos admirados em ver a capacidade da tecnologia, dos computadores, as façanhas que a Internet faz, e esquecemos que isso é como um grão de areia diant do Poder de Deus. I Pedro 1: 1.

III - CAPÍTULO 3

Neste capítulo, Paulo começa a chamar a atenção dos cristãos para a necessidade de permanecer na Palavra e não retroceder na fé. Ele diz que os que transgrediram a Palavra ministrada por anjos receberam punição (vers. 2). Mas pior é a situação de quem descuida da grande salvação anunciada primeiramente pelo Senhor e depois confirmada pelos que a ouviram. Vers. 3. A Palavra que a igreja primitiva pregou era confirmada por Deus por meio de sinais e prodígios (vers. 4). Marcos 16: 20.

Essa é uma particularidade da Palavra que não podemos deixar de observar. Deus mostra claramente que se pregarmos o mesmo evangelho que Jesus pregou, que Paulo, Pedro pregaram, Ele confirmaria com os sinais e prodígios prometidos. Se a igreja de hoje não está tendo os sinais em seu meio certamente é porque não está pregando o mesmo evangelho que Paulo pregou. Galatas 1:8. Paulo fala com muita propriedade que ele só pregava aquilo que Jesus fazia por seu intermédio, com manifestações de sinais e prodígios. (Romanos 15: 18,19). É triste ver a igreja de hoje só preocupada em crescer numericamente e em ostentar grandes templos, cheios de pessoas desprovidas de uma experiência real com o Senhor.

Neste capítulo 2 ainda recebemos a notícia de que Jesus se tornou participante de nossa carne para provar a morte em nosso lugar e experimentar os sofrimentos na carne para melhor nos socorrer (vers. 17, 18).

 

IV - Capítulo 3

Logo no verso 1(hun) notamos que há pessoas que têm "vocação" celestial. Há pessoas que têm vocação para o mundo, para serem astros do mundo, para seremos grandes corruptos. Mas existem aqueles que se sentem atraídos pelas coisas de Deus, que amam a justiça do Senhor.

Moisés foi fiel em toda a Casa de Deus (vers. 5), mas era apenas servo. Cristo, porém, o é como filho. A Casa de Deus é a igreja constituída por pessoas lavadas e remidas pelo sangue do cordeiro. Muitas vezes ouvimos as pessoas dizerem: "hoje vou à igreja...", "você vai à igreja amanhã?". Isso é errado, pois igreja não é o templo. Templo é lugar onde a igreja se reúne para adorar a Deus.

Um outro detalhe é que no vers. 7, é falado de um dia chamado HOJE. Por que? Entendo que Deus está fora do nosso tempo. Então, para Ele o tempo é eterno, é Hoje. Assim, no momento em que Deus nos falar pelo seu Espírito, devemos atender-lhe a voz, pois muitos em Israel não puderam entrar na terra prometida porque não deram crédito à voz do Senhor. Antes, endureceram seus corações e foram incrédulos. (vers. 15 e 19).

A Palavra de Deus diz que há um pecado que é a raiz de todos os pecados. Por isso, Jesus se manifestou para tirar "O Pecado" do mundo. (João 1: 29). O pecado (não os pecados) do mundo é: a incredulidade. A Incredulidade leva ao adultério, ao vício, à bebedeira, aos jogos, etc. Portanto, se o cordeiro de Deus tirar esse pecado, o homem deixará todos os outros.

O povo de Israel pecou porque ao sair do Egito, trouxe em seu coração a incredulidade que os fez voltar novamente ao Egito em seus corações. Atos 7: 39.

Desta forma, se Hoje ouvirmos Sua Voz, devemos pedir a Ele que retire de nós a incredulidade para que possamos agradar ao Senhor. Heb. 11: 6.

Pr. Pedro S. Neto

Hebreus 13: 8: "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente".

pastorpedro@terra.com.br