Formando o Caráter Cristão

Mensagem dada pelo irmão: Rodrigo Lobo Silva

Jesus Cristo quando veio ao mundo para nos salvar e nos dar a vida eterna, deixou o exemplo para que pudéssemos seguir os seus passos. E é maravilhoso nos espelharmos por Ele, ao invés de ficarmos procurando ser igual aos homens carnais. É o que o apóstolo Pedro diz em sua primeira carta "Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos."

Neste estudo, irei falar de seis características que Jesus nos ensinou e que devemos ter como exemplos e também fazer parte de nosso caráter; pois, agora, somos todos novas criaturas por meio daquele que nos amou, a saber Cristo Jesus.

Em 1 Pedro 1.15, vemos que Jesus nos deixou um exemplo de SANTIDADE. Há uma verdadeira transformação na vida daqueles que foram chamados para seguir a Cristo. Essa diferença não deve ser vista apenas em nosso exterior. Deve haver um ponto de equilíbrio entre o nosso interior e o exterior. Creio que o fruto verdadeiro só é visto quando a santidade interior se exterioriza. Então, este é o primeiro exemplo: SANTIDADE..

Um outro exemplo é visto em 1 João 3.3. Vemos que a impureza endurece os nossos corações diante do Senhor. Muitas vezes, ao nos tornarmos impuros de coração e pensamentos, a nossa vergonha é revelada diante de Deus. Já não há mais aquela força para estarmos perto do Senhor. E depois que isso acontece só o perdão do Senhor para nos restaurar. Em todo tempo sejam novas as suas vestes e nunca falte o óleo na sua cabeça. Imitemos, pois, a Cristo na PUREZA.

O humilhado será exaltado. Que contraditória essa frase, hein? Mas é o que acontece meu querido irmão. Veja em Filipenses 2.5-9 o que o Senhor Jesus nos ensinou e como Ele foi coroado em glória pelo Pai Eterno. Quando você sofrer perseguições ou mesmo acusações, humilhe-se, mas humilhe-se com todo o seu coração diante de Deus. Peça a Deus que abençoe os seus opositores, derrame-se diante do Senhor e diga "Pai, sou apenas um vaso em suas mãos. Muda a vida do meu inimigo, se isso não acontecer tira-o do meu caminho." Irmãos, Deus não resiste a um coração quebrantado. Portanto, imite a Cristo na HUMILDADE.

No evangelho de João 15.10, vemos que Jesus nos instruiu quanto à OBEDIÊNCIA. O Filho obedeceu ao Pai até no momento em que ele mais sofria. Esse é o exemplo que também devemos seguir. Obedecer, é claro, a Deus acima de tudo; e depois saber obedecer às autoridades, líderes, pastores e aos nossos pais terrenos. Isso é agradável e alegra a Deus. Não conheço ninguém que perde por obedecer. Coloque-se em OBEDIÊNCIA A CRISTO A PARTIR DE HOJE!

"O Justo pelos injustos" Em Romanos 15.3, o apóstolo retrata a escolha que Jesus fez. Cristo não se agradou a si mesmo, antes morreu por todos nós. Será que temos coragem de até mesmo renunciar cosias pequenas como um carro, uma posição de destaque, um lugar no banco da igreja, em favor de alguma outra pessoa? Jesus nos chama a RENUNCIAR. E renúncia significa negar-se a si mesmo. Certa vez ouvi um pregador dizer que "o direito dos escolhidos é não ter escolha". Saiba colocar tudo diante de Deus, pois só o Senhor pode te honrar verdadeiramente. RENUNCIE-SE a si mesmo e deixe Cristo viver por você, em você.

"O Filho do homem não veio para ser servido mas para servir."(Mateus 20.28). Para o nosso caráter estar completamente formado só falta uma virtude para aprendermos a seguir. O Senhor, sendo maior e melhor do que todos nós, nos mostrou que, entre os cristãos, o maior é como o que serve. Caro leitor, não há pessoas melhores que umas às outras. Perante Deus somos todos iguais, não passamos de pecadores que carecem da glória do Senhor. A diferença é que os salvos em Cristo conhecem a maneira certa e melhor para se viver, e além disso, sabem que há uma maneira de receber o perdão: confessar Jesus Cristo como o único que pode SALVAR. É dentro deste prisma que o Cristão deve aprender a ser SERVO. Servir aos irmãos da fé, aos ímpios e no tocante a todo serviço alheio, e, principalmente, servir ao TODO-PODEROSO!

SANTIDADE, PUREZA, HUMILDADE, OBEDIÊNCIA, RENÚNCIA E SERVIÇO. Basicamente são essas virtudes que formam o caráter cristão. Creio que há inúmeras virtudes dentro do caráter do nosso Salvador, mas são essas que, de forma alguma devemos deixar de Ter. é maravilhoso podermos ser parecidos com Jesus, e seguir os exemplos que Ele deixou para nós é privilégio de poucos. Agra mais do que nunca, o mundo precisa ver a luz do Senhor brilhando em nossas vidas. Irmão e irmã, deixe o Senhor formar o caráter d'Ele em você. Seja um instrumento de bençãos nas mãos do Senhor.

 

Autor : Rodrigo Lobo Silva

pastorpedro@terra.com.br