IGREJA EVANGÉLICA GILEADE – IEGI
CLASSE A
Pr. Pedro S Neto

8ª AULA - O PECADO DO MUNDO: A INCREDULIDADE

I - INTRODUÇÃO
João 1: 36.
O maior problema do homem é não levar a Palavra de Deus a sério. Adão e Eva não levaram a sério o que o Senhor havia lhes dito. Eva pensou que Deus não estava falando sério, por isso levou toda a raça humana ao estado em que se encontra.
A Palavra de Deus diz: “Eu o Senhor não mudo...” Malaq 3: 6. Quando o Senhor declara algo, aquilo é Sua Palavra e Ele não volta atrás.

II - A INCREDULIDADE

A incredulidade é não levar a sério o que o Senhor diz. É pensar que Ele não fará o que prometeu. E, quando o homem pensa assim, ele resiste a Deus, se tornando réu de juízo. Hebreus 3: 15.
Eva não levou Deus a sério, antes deu crédito ao pensamento do diabo. Gen 3: 4. Mas a Palavra de Deus cumpriu em sua vida. Gen 3: 6, 7. Assim que ela comeu, seus olhos se abriram e viram que estavam nús. A primeira consequência foi que ficaram nus diante da presença de Deus. E o Senhor aconselha que compremos vestes resplandecentes para que não apareça a vergonha de nossa nudez. Ap. 3: 18.
Podemos citar também o caso de Ananias e Safira. Esse casal conhecia a palavra de Deus que condena a mentira. Eram servos de Deus. Mas tiveram uma reunião em casa e decidiram mentir aos apóstolos. Não levaram a sério a Palavra de Deus, a mesma Palavra que lemos hoje. João 8: 44. Em consequência, morreram. Atos 5: 3. Nesse texto, diz claramente que o Diabo encheu o coração deles com a mentira.
Um outro caso de incredulidade que custou muito caro foi o de Acã. O Senhor disse a Josué e a todo o povo que, ao tomar Jericó, era para eles destruirem tudo e não pegar nada, pois tudo estava amaldiçoado. Acã não levou Deus a sério e pegou uma capa babilônica e um pouco de ouro. Isso foi sua ruina e de toda sua família. Josué 7: 1, 20, 24, 25. Acã desobedeceu ao mandamento do Senhor pensando que Deus não ia nem ver o que ele estava fazendo. Assim, muitas pessoas hoje não acreditam que o Senhor está levando em conta cada desobediência.

III - LEVANDO DEUS A SÉRIO

A Palavra diz: “Creia em Deus e nos seus profetas e prosperareis.” II Cronicas 20: 20. Sim, devemos levar Deus a sério para que prosperemos em nossos caminhos.
- O Senhor diz também que se cremos nele, comeremos o melhor dessa terra. Isaias 1: 19.
- Ao tomarmos Deus como Verdadeiro, teremos mais temor em desrespeitar o que Ele diz. O nosso Deus não é Deus de brincadeira. O que Ele prometeu, Ele cumprirá. Não podemos correr o risco de pensar que Ele terá pena e não cumprirá Sua Palavra. Jeremias 1 12.

IV - CONCLUSÃO

Deus é imutável. Sua Palavra é eterna, não pode mudar. Ele é a verdade, portanto, não pode mentir. O que Ele prometeu, certamente o fará. Números 23: 19. Portanto, levar Deus a sério é vida, mas achar que é bobagem obedecê-lo, é morte.