IGREJA EVANGÉLICA GILEADE - IEGI

6ª Aula - O QUE É ARREPENDIMENTO?
Pr. Pedro S Neto

Classe A

I – INTRODUÇÃO
- Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento. Lucas 5:32.
O arrependimento é uma atitude. É uma ação em nossa vida. Nós precisamos nos arrepender para chegarmos entrarmos no Reino dos Céus.
É a bondade de Deus que nos conduz ao arrependimento. Romanos 2:4.

I – COMO POSSO CHEGAR AO ARREPENDIMENTO?

O homem de si mesmo não se arrepende, ele é conduzido por Deus ao arrependimento. É a bondade do Senhor que nos conduz a essa atitude. Em II Timóteo 2: 25, Paulo diz a Timóteo para pregar e esperar que Deus conduza seus ouvintes ao arrependimento para conhecerem a Verdade (Jesus) João 14: 6.

O arrependimento é diferente de remorso. O remorso é um sentimento de dor e tristeza por ter feito algo errado, mas nada muda na vida da pessoa. Ela não busca concertar seu erro, apenas fica condoída em seu coração.

Um exemplo é o de Judas. Ele sentiu remorso por ter entregado Jesus, mas não tomou a iniciativa de ir até Jesus pedir perdão. Antes, o remorso fez com que ele suicidasse. (Mat27: 3 – Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo:)

O Senhor nos conduz ao arrependimento através da pregação de Sua Palavra. Podemos ver isso em Atos 2: 37. Quando aqueles homens ouviram a pregação de Pedro, sentiram um peso no coração e foram até ele perguntar o que fazer. A pregação provocou neles uma atitude de mudar de vida. Pedro diz então: “Arrependei-vos...” a atitude de arrependimento iria conduzi-los ao batismo nas águas, ao perdão dos pecados e a receberem o dom do Espírito Santo.

A bondade do Senhor é que nos conduz ao arrependimento. Romanos 2:4. A obra é toda de Deus, por isso o homem não pode se gloriar de nada, pois a Salvação é de nosso amado Deus. Lucas 3: 6; Atos 4: 12; Romanos 1: 16.

II – CONCLUSÃO
- O arrependimento produz obras dignas de salvação. Lucas 3: 8.
- O arrependimento é uma atitude de mudança de direção, ou seja, quando nos arrependemos verdadeiramente, deixamos de praticar as coisas contrárias à vontade de Deus e nos voltamos para Sua presença. Atos 2: 38.