IGREJA EVANGÉLICA GILEADE – IEGI
CLASSE A
Professora: Geysa Françoise

4ª AULA - O ESCONDERIJO DO SENHOR

I – INTRODUÇÃO

Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento. (salmo 32: 7)
Quantas vezes passamos por momentos de grande angústia e tristeza por nos encontrar em situações que parecem um beco sem saída, quando tudo parece estar contra nós. É nessa hora que precisamos de um lugar de refúgio. E o melhor esconderijo é o Senhor.

II - QUANTO A TEMPESTADE VEM

Muitos já experimentaram momentos de tribulação por causa de erros cometidos que trouxeram conseqüências angustiantes para suas vidas. Mas Davi disse:
“Aquele que habita no Esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará...” (Salmo 91: 1).
- Davi se refugiou no Senhor quando seu pecado estava diante dele, atormentando-o noite e dia (Salmo 32: 5).
- A consciência do cristão é muito sensível e, se ele não se refugiar rapidamente no Senhor, poderá entrar até em depressão (Salmo 38: 3; e Salmo 51: 3).

III - O SENHOR É NOSSO ESCONDERIJO

Quando estamos atribulados por causa de nossos erros, o melhor é confessá-los ao Senhor o mais rápido possível e nos escondermos no Seu esconderijo. (Daniel 9: 4; e Salmo 61: 4)

- Esconderijo é:
- Lugar de proteção: onde nos sentimos protegidos de perigos. (Isaisas 4: 5) Os anjos nos ajudam a não tropeçarmos em nenhuma pedra (obstáculos) (Salmo 91: 11-12)
- Lugar de refúgio: onde nos refugiamos de nossos inimigos (II Samuel 22: 3)
- Lugar de livramento: o que mais precisamos em determinados momentos de nossas vidas é de receber livramento de situações que nos afligem, tais como:
. punição por cair em tentação (O Senhor pode perdoar nossas iniquidades e nos
dar condições de negociarmos para não sermos lançados na prisão(cativeiro))
(Mateus 5: 25).
. falta de forças para resistir a ciladas.
. não poder voltar atrás e fazer tudo de novo de forma certa.
Esconderijo é lugar de descanso (Salmo 91: 1). Descanso é não se preocupar com nada de ruim que possa acontecer, pois estamos debaixo das potentes mãos do Senhor.
- Não temeremos terrores

IV - CONCLUSÃO
Se quisermos a vida abundante que Jesus nos prometeu, temos de entrar no esconderijo do Altíssimo, lugar de paz, confiança, tranqüilidade e livramento. (Salmo 91:14-16).