IGREJA EVANGÉLICA GILEADE – IEGI
CLASSE A - Pr. Pedro S. Neto

3ª AULA - A JUSTIFICAÇÃO VEM DA FÉ


I - Introdução

Galatas 3: 8.

O homem precisa ser justificado diante de Deus. Mas qual o processo de Justificação: - justificação pelas obras da lei ou pela fé em Cristo?

II - O HOMEM PODE ERRAR

Todo homem está sujeito a errar. Temos o exemplo de Pedro que, mesmo sendo cheio do Espírito Santo cometeu um erro porque estava mais preocupado com o que os homens iam pensar do que com o Senhor. Ele não estava praticando o que pregava. (Galatas 2: 11-14).

Ele errou porque temia “os da circuncisão”. O foco dele estava em homens e não em Deus. Deus nos revelou o evangelho e nos julgará por ele ( João 12:47-49). Desta forma, muitas pessoas fazem o mesmo e tentam agradar seus cônjuges, pais, amigos ou pastores ao invés de focalizar Deus e Sua Palavra (Mateus 10: 28)

As obras da lei só justificam uma pessoa se ela guardar tudo que está na lei, sem tirar um til. (Tiago 2: 10) .
Jesus morreu porque todos, tanto judeus como gentios, são pecadores. Todos têm desobedecido a lei de Deus (Galatas 2: 17 e Romanos 3: 23).
Assim entendemos que, através de Cristo morremos para a Lei, mas não para vivermos sem lei, antes vivemos como pessoas justificadas, não procurando nos justificar por meio de obras, mas sabendo que a fé exige uma vida de sacrifícios diários, para que possamos nos entregar àquele que nos justificou. (Gálatas 2: 19-20 e Romanos 12: 1, 2).

III - OBRAS DA LEI OU PREGAÇÃO DA FÉ?

Os gálatas haviam sido justificados pela fé em Cristo Jesus sem saber nada sobre a lei de Moisés. Seria mal para eles voltarem a uma lei que não justifica, uma vez que já foram justifidacos em Cristo (galatas 3: 1)

Os gálatas receberam o Espírito Santo como confirmação do evangelho (Galatas 3:2; II Corintios 12: 12 e Hebreus 2: 4). Se o Senhor confirmou o evangelho a eles pelo Espírito, como poderiam eles procurar o aperfeiçoamento através das obras da lei, como circuncisão, restrições sobre alimentos, etc? (Gálatas 3: 3-5)

IV - CONCLUSÃO

Desta forma, muitos hoje procuram se justificar diante de Deus através de meios carnais, impondo regras baseadas no Velho Testamento. Mas, a justificação vem somente pela fé em Cristo e obediência ao evangelho dele. (Colossenses 2: 20-23 e II João 9).