IGREJA EVANGÉLICA GILEADE - IEGI

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO
Pr. Pedro Soares Neto

I – Introdução
O Senhor Jesus derrama sobre Sua Igreja dons do Espírito para o que for útil. Ou seja, Ele dá os dons espirituais para os seus servos para aquilo que for necessário no meio da Igreja. Precisamos buscar os melhores dons. I Cor. 14:1.

II – DEUS NOS DÁ DONS ESPÍRITUAIS?

- O Espírito Santo dá dons espontaneamente no meio da igreja como quer. Ou seja, Ele dá o dom que deseja e a quem Ele quer dar. I Cor. 12: 11.
- Quando o Espírito Santo dá o dom, esse é de Sua escolha para um fim proveitoso no meio da Igreja. I Cor. 12.7.
- Nós também podemos buscar o dom que almejamos. I Cor. 14:1.
- Há dons para nossa edificação individual, mas há dons que são para sermos bênção para a Igreja e para o povo em geral. O dom de línguas é bênção para nós individualmente, mas o de profecia é para a edificação da Igreja. I Cor. 14: 2, 3.
- Além dos dons de I Cor. 12: 8-10, existem outros dons que são necessários para que a Igreja seja uma bênção. Esses dons estão em Romanos 12: 6-8.

III – O DOM DO ESPÍRITO SANTO
- O Dom do Espírito Santo é diferente dos demais dons. Esse é o batismo com o Espírito Santo que é o próprio Espírito que vem morar em nossos corações. E Ele derrama em nossos corações o amor de Deus. Rom. 5:5. (Veja, o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi outorgado (dado)).
- Em Atos 2:38, Pedro diz que devemos ser batizados nas águas para remissão de pecados e que logo em seguida receberemos o Dom do Espírito Santo (o Batismo do Espírito Santo) que só Jesus pode dar. Mat. 3:11.
- O batismo do Espírito Santo é também revestimento do poder de Deus para sermos Suas testemunhas. Atos 1:8. Em nós passa a habitar o Poder de Deus.
- O Batismo com o Espírito Santo é que vai dar condições ao cristão de ter o caráter de Jesus. O Espírito produz o fruto que é exatamente o caráter de Jesus. Gal 5:22. Esse caráter é formado dentro de nós. Gal. 4: 19. Quando recebemos o Espírito Santo, recebemos a semente de vida que vai crescer e produzir em nós a Natureza Divina. II Pedro 1:4.
- Assim, quando o cristão tiver o caráter de Cristo, ele poderá dizer que não ele mais vive, mas Cristo vive nele. Gal. 2:20.

IV – CONCLUSÃO
Como cristãos que somos, devemos procurar com zelo os dons do Espírito para crescermos e também para sermos bênção em Suas mãos.
Mas precisamos entender que o Senhor nos coloca no Seu Corpo na posição que Ele quer e não naquela que nós queremos. I Cor. 12:18.
Compreendendo isso, seremos uma bênção em Suas mãos.

Fale com o Pastor Pedro